As concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade, responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens e metrôs, registraram o transporte de 298.929.379 clientes no primeiro semestre de 2025. O volume representa um crescimento de 1,9% em relação aos 293.171.496 registrados no mesmo período de 2024 e consolida a retomada do fluxo de clientes a um novo patamar após o período da pandemia de Covid-19.
O balanço semestral demonstra uma curva de crescimento contínuo no sistema desde 2022. Naquele ano, o primeiro semestre ainda refletia os impactos das restrições sanitárias, com um total de 231.940.684 clientes transportados nas quatro linhas. O salto mais expressivo ocorreu em 2023, com 279.706.484 milhões de embarques, um aumento de 20,6%, marcando o retorno massivo às atividades presenciais. De 2023 para os anos seguintes, o crescimento se mostra mais gradual, indicando a consolidação de um novo padrão de mobilidade, influenciado por fatores como os modelos de trabalho híbrido e a expansão de atividades econômicas e de lazer ao longo dos eixos das linhas.
As linhas de metrô, 4-Amarela e 5-Lilás, mantiveram uma trajetória de crescimento constante. A Linha 4-Amarela, operada pela ViaQuatro, transportou 99,6 milhões de clientes, um aumento de 2,5% em relação aos 97,2 milhões do mesmo período de 2024, reafirmando sua posição como um dos eixos de maior fluxo da cidade, conectando importantes centros de negócios, lazer e educação.
A Linha 5-Lilás, operada pela ViaMobilidade, também apresentou alta, com 83 milhões de clientes, um crescimento de 1,4% sobre os 81,8 milhões do ano anterior. O resultado evidencia a importância da linha para a integração da Zona Sul da capital com o restante da malha metroferroviária e o fácil acesso aos diversos hospitais que permeiam as estações.
Na mesma tendência, a Linha 9-Esmeralda, operada pela ViaMobilidade, registrou 66,9 milhões de clientes, volume 4,3% superior aos 64,1 milhões de 2024. O crescimento contínuo demonstra a força do eixo que atende importantes polos empresariais ao longo da Marginal Pinheiros.
Já a Linha 8-Diamante, também operada pela ViaMobilidade, transportou 49,3 milhões de passageiros, demonstrando a consolidação de sua demanda em um patamar robusto e estável, em linha com o volume de 49,9 milhões registrado em 2024. O fluxo reflete a importância da linha como um eixo fundamental para o deslocamento de milhares de pessoas da Zona Oeste e de municípios vizinhos. Essa estabilidade ocorre enquanto a linha passa pelo mais amplo projeto de modernização de sua história, com investimentos em novos trens e infraestrutura que visam elevar o padrão do serviço.
A análise dos dados semestrais também revela as estações que funcionam como os principais hubs de integração e acesso da cidade. Na Linha 4-Amarela, as estações Luz, com 2,8 milhões de clientes no semestre, Paulista-Pernambucanas, com 2,2 milhões, e Pinheiros, com 2,1 milhões, lideram o movimento, evidenciando seu papel na conexão com outras linhas e com grandes centros comerciais e corporativos.
Na Linha 5-Lilás, a estação Capão Redondo, com 2,1 milhões de clientes embarcados, se firma como o principal portão de entrada da Zona Sul no sistema, seguida pelas estações de integração Santo Amaro, com 2,1 milhões, e Chácara Klabin, com 1,9 milhões.
O principal ponto de integração da Linha 8-Diamante é a estação Palmeiras-Barra Funda, com 2,2 milhões de clientes, seguida por importantes centros urbanos como Osasco, com 869 mil, e Itapevi, com 608 mil. Na Linha 9-Esmeralda, os maiores fluxos se concentram nas estações de integração, como Pinheiros, com 2,4 milhões, e Santo Amaro, com 2 milhões, além da estação Grajaú, com 1 milhão.
“Os números do primeiro semestre de 2025 indicam que o transporte público sobre trilhos é fundamental para a dinâmica de São Paulo. Os dados das estações mais movimentadas materializam o papel que nossas linhas desempenham na conexão da metrópole”, afirma André Costa, diretor da ViaMobilidade – Linhas 8 e 9. “O crescimento gradual demonstra a confiança do passageiro em nossos serviços e nos mantém focados em um profundo processo de modernização que trará benefícios permanentes para a experiência de viagem de todos os nossos clientes”, conclui.
Sobre a ViaMobilidade Linhas 8 e 9
A ViaMobilidade Linhas 8 e 9 é a concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos de São Paulo. A Linha 8-Diamante é composta por 22 estações, ligando Júlio Prestes a Amador Bueno, com integração nas linhas 3-Vermelha e 7-Rubi. Já a Linha 9-Esmeralda, que conecta Mendes-Vila Natal a Varginha, possui 21 estações e faz integração com as linhas 4-Amarela, 5-Lilás e 8-Diamante. E, futuramente, com a Linha 17-Ouro de monotrilho.
Sobre a ViaQuatro
A ViaQuatro é a concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo e o primeiro contrato de PPP (Parceria Público-Privada) assinado no país. Na América Latina, a Linha 4-Amarela é pioneira no uso do sistema driverless, operação automática sem a presença de condutor dentro do trem, que permite a supervisão permanente de velocidade, conferindo mais segurança e precisão à operação.
Sobre a ViaMobilidade Linhas 5 e 17
A ViaMobilidade é a concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 5-Lilás de metrô e 17-Ouro de monotrilho em São Paulo. A Linha 5-Lilás é composta por 17 estações e atende a zona sul de São Paulo, de Capão Redondo a Chácara Klabin.
As informações são da ViaMobilidade.
A Apollo Ônibus tem tudo o que você precisa para seu ônibus urbano ou rodoviário. Visite-nos!


Add a Comment